PORTOS & MADEIRAS “GUSTATIO”, SINTRA 20 JANEIRO 2018

zdf

       A SPECIAL SELECTION OF PRECIOUS PORTS & MADEIRAS WITH REFINED FOOD.

THE PERFECT EXCUSE TO WORK ON YOUR PAIRING SKILLS

GUSTATIO pretende ser o ponto de encontro para socializar e  desfrutar de momentos únicos, de diferenciar o comer do degustar, o beber do saborear…num tributo à experiência sensorial.

Um desafio para 5 Chefs Portugueses num Menu a dez mãos. Uma celebração, uma criação de momentos, de sabores, aromas e deslumbramento…à luz das velas, com música ambiente Clássica, no Hotel Tivoli Palácio Seteais.

“…Nesses momentos encontramos um Zen, um equilíbrio, uma forma de calma de estar de reflectir, um estado de espirito são e sem melancolia. Uma alegria grande no peito, mais excitada que um novo amor mais serena que uma paixão recente…”

Miguel Grijó, (interiorização profunda)

Falsa Vieira, salicórnia com lascas de presunto Pata Negra sobre mousse de ervilha com notas de caviar de caracol do Algarve. Chef Vasco Sampaio (Tivoli Carvoeiro)

Valriz Branco Seco – Very Old White (1900-1927-1960)

Notas de querosene, tinta fresca, folha de tabaco, bergamota…na boca é seco. aliás mais parece um Oloroso com uma brutal acidez que pontapeia na boca, damasco, toranja, amêndoa amarga…

De salientar a associação do pata negra com a secura do Vinho do Porto…um encaixe perfeito. O amargo da bergamota faz a maridagem perfeita com os fumados num prato de cariz vegetal.

 

 

Cavala semi fumada com aromas citrícos, tártaro de vieira e espuma de água do mar Chef José Moura (Tivoli Lagos)

Vasques de Carvalho Tawny Matriz + 80 anos (Amostra de Casco) Notas de noz moscada, cravo, damasco, aguardente vínica velha, favo de mel…muita complexidade neste vinho fabuloso que foi penalizado na temperatura e na sua doçura.

Blandy´s Sercial Colheita 2002, bouquet de frutos secos, notas de baunilha e cognac, suave na boca, bela acidez final longo e fresco com notas de baunilha e mel. O vinho potenciou o prato e o prato potenciou o vinho. A confecção da cavala e no seu todo estava divinal, uma entrada de grande qualidade.

 

 

 

 

Polvo de Santa Luzia na chapa, com legumes bébés e batata doce de Aljezur em texturas, pipeta de azeite e alho de ovas negras de peixe. Chef Vasco Sampaio (Tivoli Carvoeiro)

Rozés Very Old White + 80 Anos…um Porto muito exótico, grande acidez, sublime e poderoso, casca de pessêgo, passas, muito delicado…grafitti, apimentado, muito complexo e gastronômico.

A cozedura menos conseguida do polvo…mas mesmo assim um prato muito saboroso com muita salinidade, o Porto mostrou todo o seu esplendor e criou um momento único.

 

Salmonete & Ika e mousse do mar. Chef André Basto (Tivoli Vilamoura)

Blandy´s Vintage 1977 Terrantez…frutos secos, toffee, baunilha e especiarias. Meio doce, com uma acidez amarga. Excelente frescura, um Vinho de grande nível.

Um momento sublime, onde tudo se conjugou na perfeição…toda a salinidade do prato encaixou na perfeição na frescura, acidez e complexidade do Terrantez.

 

Robalo, xerém de mexilhão, tomate, molho de caldeirada e algas. Chef Miguel Silva (Tivoli Seteais)

Barbeito Verdelho Frasqueira 1992…frutos tropicais, frutos secos, chocolate branco, citríco, especiado, muito elegante, boa frescura e acidez

Um prato onde tudo se conjugou, sabores muito frescos, muito saboroso. O Verdelho potenciou o prato para outro nível tornando-o ainda mais envolvente. Grande momento, novamente.

 

 Pombo Royal, jus do mesmo e batata vitelotte trufada Chef André Basto (Tivoli Vilamoura)

Cockburn´s Vintage 1970…Vintage Clássico de uma das mais emblemáticas Casas de Vinho do Porto, um Porto que alia a sua elegância, finesse e frescura a uma garra (Grip) que o potencia para um nível de grande qualidade.

Nem a trufa nem o sabor do Pombo conseguiram domar este colossal Vintage…um desafio todo ele preparado desde o inicio da sua elaboração com temperaturas mas que não foi suficiente para fazer uma maridagem…Cockburn´s evidenciou-se pela seu “Terroir”, atrevia-me mesmo a dizer um dos melhores Vintages de 1970.

 

 

Bochecha de Porco, batata doce e molho de tomilho. Chef José Moura (Tivoli Lagos)

Martha´s “Vintage” 2016 amostra de Casco. Cor impressionante, aroma de lagar, violetas, groselha preta…casta bem vincada (Touriga Nacional). Na boca começa a ganhar estrutura e profundidade, muito vinìco com um certo exotismo. Fez lembrar o Senhora da Ribeira da Dow´s (com notas florais muito característico da TN).

Boa harmonização, o Vintage conseguiu integrar-se bem com a bochecha e o tomilho, evidenciando uma evolvência agradável e saborosa no seu final.

 

Lombinho de Vitela, cevada, cogumelos e acelga. Chef Miguel Silva (Tivoli Seteais)
H.M.Borges + 40 Anos Malvasia. Um hino ao Vinho da Madeira. Poderoso e concentrado, notas de flor de laranjeira, avelãs frescas, algum volátil que lhe conferiu exotismo e complexidade, tabaco de cachimbo, chocolate preto…na boca continuou o “baile”…marmelada, acidez surpreendente, final interminável com uma casca de laranja a sobressair…e um toque final de “pain grillée” que o tornou sublime.
Depois disto tudo…tivemos um grande momento entre este Madeira que conseguiu realçar-se bem entre os enchidos e a cevadinha e com o sabor da vitela. TOP
Mirtilos fermentados e Citronela. Chef Gabriel Campino (Tivoli Lisboa)
Quinta do Noval Vintage 2015…Equilíbrio, delicadeza e elegância de um Vintage jovem com notas de ameixa, amora, mas ainda muito vinoso.
Uma grande harmonia com a envolvência do mirtilo…mas foi a cama de bolacha com nozes que sossegou este grande Noval. Momento perfeito e sublime

Cremoso de especiarias, Torta de Laranja e framboesa. Chef Gabriel Campino (Tivoli Lisboa)

Martha´s Tawny + 100 anos …um característico “Sleeping Giant” que repousou no Baixo Corgo e que se mostrou muito complexo, com notas de verniz, acetonas, vinagrinho, noz moscada…com um equilíbrio perfeito e com um final interminável

Adegas do Torreão Tarrantez Reserva… muito especiado com alguma redução, poderoso e sublime, flor de laranjeira, grande frescura…muita especiaria e com final longo

Uma sobremesa de bradar os céus… onde a canela aparecia primeiro, seguida da laranja, tudo muito consistente e equilibrado com um sabor muito persistente. O Porto entrou rapidamente neste dialogo e foi simplesmente esplendoroso, harmonização mais que perfeita. O Madeira fez-se sobressair e potenciou-se a ele mesmo…mas teve momentos de interligação muito interessantes.

 

IMG_4923

IMG_5472

IMG_5639

IMG_4972

IMG_5646 (1)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s