PROVA CEGA PORTO VINTAGE 2015 22 Julho 2017

19731802_1935090613401040_7724928766582807130_n
Paulo Cruz presents:
2015 Classic!!!…or not Classic!
Aromáticos e Elegantes!
Opulentos e Encorpados!
Excelente Persistência…
Á medida que vou provando estes Vintages de 2015 estou cada vez mais convencido que estamos perante de vinhos de grande qualidade.
Vinhos muito exuberantes de nariz, essa é uma característica dos 2015 (bouquet de Flores, violetas, fruta madura, aromas de frutas do bosque). É sem dúvida o ano da Touriga Franca.
Na boca são vinhos com taninos xistosos com uma bela estrutura, vitalidade, firmes e intensos…a razão está na percentagem de Vinha Velha utilizada (mistura de castas).
Factor fundamental nestes Vinhos é sem dúvida… a frescura que apresentam. Um sinal muito positivo para o seu envelhecimento.
A questão da chuva que aparece em meados de Setembro durante a vindima, não parece ter sido um facto relevante para o resultado final dos vinhos. Quem vindimou após também teve resultados excelentes.
Uma das questões mais importantes nestes Vintages tem a ver com a pisa a pé, quem usou o processo tradicional teve sem dúvida resultados excelentes.
As vinhas de cotas altas também foram fundamentais para assegurar frescura aos vinhos (350, 400 metros) e para resguardar castas como a Touriga Nacional.
O ano de 2015 foi o mais quente e seco dos últimos 36 anos.
” A qualidade do Vinho – essa é a questão determinante.”
Robert Cockburn
Bar do Binho – The House of Port
Serviço Público para o conhecimento do Vinho do Porto em Portugal.
Quanto aos Protagonistas, realce para o Quinta do Vesúvio que foi o mais votado e mostrou-se igual a si mesmo. Muito aromático com notas de Violetas e fruta negra, cacau…muito exuberante!
Na boca possui uma estrutura invejável, muito equilibrado, boa acidez e frescura e um final prolongado. Um estilo Clássico.
Pintas de Serôdio Borges em grande plano ficou-se pela segunda posição…Graham´s Quinta de Malvedos “Stone Terraces”, Quinta do Noval, Cockburn´s e Quinta do Grifo da Rozés ficaram ex aquo, na terceira posição.
Destaque para Noble & Morat, Vasques de Carvalho, Bulas Cruz, Quinta da Nossa Senhora do Carmo, Rozés, Niepoort…
Excelentes Vinhos num Ano Vintage e onde a Confraria de Vinho do Porto, depois de haver mais de 50 declarações de Casas de Vinho do Porto…não declara Vintage Clássico, caso inédito na Historia deste Generoso.
O poder das Casas Inglesas a impor-se ao próprio negócio do Vinho do Porto.
Polémicas à parte, estamos perante um grande Ano e o futuro o dirá.
48

28

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s