UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL COM 91 ANOS (1927-2018)
A PAIXÃO DO VINHO DO PORTO, A VERTENTE DIDÁCTICA…E O MAIOR EVENTO DE VINHOS GENEROSOS EM PORTUGAL E TALVEZ NO MUNDO!
O paraíso existe e fica em Sintra
Pelo menos foi o que senti numa tarde ventosa de domingo quando provava 12 vinhos do Porto do século XIX – alguns deles pré-filoxéricos. Misteriosos, deslumbrantes, desafiantes e, acima de tudo, cheios de vida. Se não têm dedo divino, parece.
Porto Extravaganza: 19th century Ports & Vinhos Finos do Douro
In Monday’s Wines of the Month post featuring Niepoort Garrafeira Port 1931, I mentioned Paulo ‘If you think you know Port think again!’ Cruz of Bar do Binho, in Sintra. He is behind Porto Extravaganza which not only hosted the Niepoort Garrafeira Port tasting, but also flights of fine and rare Ports from the Symington family’s Port houses and 19th century Ports & Vinhos Finos do Douro. Cruz very kindly gave me a sneak preview of five 19th century Ports. You’ll find my notes on four of them below.
TERÇA-FEIRA, 21 DE MARÇO DE 2017
Porto Extravaganza : os Garrafeiras da Niepoort (I)
Começo por dizer que neste 1º dia do Porto Extravaganza, dedicado aos Garrafeiras da Niepoort e que decorreu no Palácio de Seteais (Sintra), participei numa prova irrepetível que só acontece uma vez na vida!
Superiormente organizada pelo Paulo Cruz, o dono do Bar do Binho em Sintra, teve como primeiro anfitrião o Dirk Niepoort, o grande embaixador dos vinhos portugueses e animador dos Douro Boys.
O Dirk, coadjuvado pelo José Nogueira, seu adegueiro e reputado alquimista, apresentou 10 Porto Garrafeira do mais recente (1977) ao mais antigo (1931).
Foi um momento de veneração e partilha daqueles impressionantes néctares, não dando ocasião para poder escrever as minhas impressões sobre cada um deles. Limitei-me a pontuá-los, mas, para mim, ficou claro que os últimos 5 estão num patamar superior em relação aos 5 primeiros, que vieram com uma temperatura acima do desejável. No entanto o Dirk afirmou-me que os mais recentes chegariam ao nível dos outros. Era só uma questão de tempo. Poderá ser, mas já cá não estarei para confirmar.
Em relação aos Garrafeira e para quem não saiba, a brochura editada pela Niepoort refere “A segunda geração da família, no final do século XIX, teve a feliz ideia de adquirir a uma vidreira alemã de Oldenburg cerca de 4000 garrafões (demijohns). Eduard Marius van der Niepoort, avô de Dirk, deu destino aos demijohns e engarrafou os melhores vinhos da vindima de 1931, tendo assim criado o Garrafeira Niepoort.” Acrescente-se que o Garrafeira permanece alguns anos em pipas antes de envelhecer cerca de 30 anos nos referidos garrafões de vidro, o que lhe dá um perfil muito particular e único
Bar do Binho : Serviço Público de vinho do Porto
A casa que melhor promove o vinho do Porto ao sul do Douro é o Bar do Binho, que agora tem um wine bar com vista para o Palácio de Sintra. Isso é assim porque Paulo Cruz é louco por Portos raros. Que Deus o guarde.
Grandes Escolhas elegeu os melhores do mundo vínico e gastronómico em Portugal
Foi no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, que aconteceu o Jantar e Cerimónia de Entrega dos ‘Prémios Grandes Escolhas’, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa com mais de 900 pessoas presentes no evento organizado pela equipa da revista Vinho Grandes Escolhas.
O ‘Wine Bar’ foi para o Bar do Binho, em Sintra, onde Paulo Cruz tem organizado eventos de grande nível.