O VINHO DA MADEIRA É UM DOS VINHOS GENEROSOS NACIONAIS MAIS PARADOXAIS
AO LADO DE GARRAFAS ÚNICAS QUE CONTÊM VINHOS DE RAÇA E CARÁCTER INCOMPARÁVEIS, FEITAS A PARTIR DE CASTAS NOBRES E COM A SABEDORIA DE SÉCULOS, PODEMOS ENCONTRAR O MAIS SIMPLES VINHO CARAMELIZADO QUE SE DESTINA NA PERFEIÇÃO PARA MOLHOS CULINÁRIOS.
DESDE 2015 A TINTA NEGRA FAZ PARTE DAS CASTAS NOBRES DA ILHA , A PAR DA MALVASIA, BOAL, VERDELHO E SERCIAL.
OS FRASQUEIRAS QUE OSTENTAM SEMPRE O ANO DE COLHEITA E ESTAGIARAM PELO MENOS 20 ANOS EM “CANTEIROS”, DEPOIS DE ENGARRAFADOS SÃO INFINITOS, INTEMPORAIS E INDESTRUTÍVEIS. ESTE É TALVEZ O EXEMPLO DE VINHO MAIS ROBUSTO DO MUNDO, DEPOIS DE PASSAR 20 OU MAIS ANOS EM AMBIENTE QUENTE E OXIDATIVO…NADA LHE PODERÁ FAZER MAL.
OS VINHO MADEIRA APRESENTAM-SE DESDE O DOURADO ATÉ AO CASTANHO ESVERDEADO, OS AROMAS, VÃO DESDE A SIMPLICIDADE ATÉ À SUMPTUOSIDADE...AROMAS DE FRUTOS SECOS, FRUTOS FRESCOS, RANÇO, IODO, TABACO, CAFÉ,CHÁ, CACAU…O SABOR VAI DESDE O SECO, SALGADO, SALINO, EXTRAODINÁRIA ACIDEZ, BROA DE MEL, CACAU, CAFÉ, FRUTOS SECOS, MEL…
SE EXISTEM VINHOS CLÁSSICOS Á FACE DA TERRA, O VINHO DA MADEIRA É CERTAMENTE UM DELES, PERTENCE AO GRUPO DE VINHOS GENEROSOS ONDE A MAGIA VISITA MUITAS VEZES O CONTEÚDO DA GARRAFA.
PRODUZIDO COM DIFERENTES GRAUS DE DOÇURA A PARTIR DE CASTAS NOBRES SECULARES…É UM VINHO CONTROVERSO QUE NOS MELHORES EXEMPLOS MOSTRA-NOS TODO O EXOTISMO E BELEZA PARADISÍACAS DA ILHA QUE LHE DÁ O NOME E A TERRA ONDE NASCE.
DESTAQUES PARA OS SEGUINTES VINHOS:
BLANDY´S 50 ANOS MALVASIA, COR ÃMBAR, LAIVOS ESVERDEADOS, NOTAS DE MADEIRA, FRUTOS CITRÍCOS SECOS, PÃO TORRADO “PAIN GRILLÉ”, MADRESILVA, UVA PASSA AVELÃS E NOZES. NOTAS SALINAS NO FINAL, FRESCO E MINERAL, COMPLEXO E SEDUTOR, FORAM ENGARRAFADAS 800 GFS…ACIDEZ 7,93 E BAUMÉ 4,1. UM EXCELENTE MALVASIA.
H.M.BORGES MALVASIA + 50 ANOS AMOSTRA DE CASCO, ENVELHECIDO EM CARVALHO PORTUGUÊS, TOPÁZIO ACASTANHADO, COM REFLEXOS ESVERDEADOS, MUITO ENCORPADO E EXUBERANTE, RICO EM AROMAS DE CASCO, AMENDOAS TORRADAS, E BAUNILHA. LIMPO NA BOCA, ELEGANTE…ACIDEZ E CORPO BEM CONJUGADOS, TANINOS FIRMES. GRANDE VINHO, VAI MELHORAR NA GF E VAI-SE TORNAR GRANDIOSO.
HENRIQUES E HENRIQUES BUAL 1954, MOGNO ESCURO COM LAIVOS ESVERDEADOS, NARIZ MUITO COMPLEXO COM NOTAS DE MARACUJÁ, FUMADOS, AÇUCAR MASCAVADO, AUSTERO, AGRI-DOCE, CASCA DE LARANJA CARAMELIZADA MEL E FRUTOS SECOS. UMA BOMBA, SIMPLESMENTE INESQUÉCIVEL.
BLANDY´S SERCIAL 1940, UM PORTENTO! SALINO, SALGADO…ALOE VERA, CITRÍCO, LARANJA CONFITADA, AUSTERO COM UMA ESTRUTURA DE BOCA FANTÁSTICA. ENTRANHOU-SE PELAS GENGIVAS E ESPALHOU-SE PELAS PUPILAS GUSTATIVAS. SECURA E SALINIDADE DEFINEM ESTE GRANDE SERCIAL.
PEREIRA DE OLIVEIRAS VERDELHO 1905…E A CASA VEIO ABAIXO! ACIDEZ 9,96, EXTRACTO DE SECO 102,1, ACUCAR TOTAL 69. UM DOS MELHORES VERDELHOS QUE JÁ PROVEI NA MINHA VIDA. COR MOGNO COM LAIVOS ESVERDEADOS, NARIZ COM NOTAS DE RANÇO, XAROPOSO…NOTAS DE CARNE COZIDA. ALGUMA DOÇURA PARA UM VERDELHO, BOCA FRESCA, COM NOTAS DE LARANJA CARAMELIZADA E AÇUCAR MASCAVADO QUEIMADO. EQUILIBRADO E PERSISTENTE…ESTE É DAQUELES VINHOS QUE NUNCA QUEREMOS QUE ACABE NO COPO. BOOOOM!!!!