O FAMOSO PORTO VINTAGE PERTENCE AO GRUPO DOS VINHOS DO PORTO DE CURTO ESTÁGIO EM MADEIRA E UMA LONGA MATURAÇÃO EM GARRAFA. SÃO UMA RARIDADE, POIS REPRESENTAM UMA PERCENTAGEM MUITO PEQUENA DA PRODUÇÃO TOTAL DESTE TIPO DE VINHO. QUANDO A COLHEITA É DE QUALIDADE EXCEPCIONAL DECIDE-SE GUARDÁ-LA INTACTA, ESTAGIA DOIS ANOS EM MADEIRA E PROSSEGUE O SEU LONGO ENVELHECIMENTO EM GARRAFA POR REDUÇÃO.
O PORTO VINTAGE DECLARADO DEVE ESTAR EM EQUILÍBRIO COM A FRESCURA E É SEMPRE, POR DEFINIÇÃO, UM VINHO DE QUALIDADE EXCEPCIONAL, SENDO A SUA COMPRA DE GRANDE FIABILIDADE. NO ENTANTO, A COMPLEXIDADE DESTE VINHO VAI AO PONTO DE NINGUÉM ASSEGURAR QUE EM DETERMINADO ANO POSSA PRODUZIR UMA COLHEITA DECLARADA ATÉ QUE O VINHO NÃO ESTEJA NA SUA SEGUNDA PRIMAVERA, TENDO PASSADO JÁ DOIS INVERNOS E UM VERÃO EM BALSEIROS.
NESTA PROVA COMENTADA POR LUIS SOTOMAYOR PROVAMOS VINTAGES NOVOS DE IDADE INTERMÉDIA E MUITO VELHOS:
PORTO FERREIRA QUINTA DO PORTO VINTAGE 2017, FERREIRA VINTAGE 2016 VINHAS VELHAS, FERREIRA 2016, 2011, 2007, 1966, 1952, 1934, 1863.
EM TERMOS DE COR OS VINTAGES NOVOS OFERECEM UM OPACO, VERMELHO PÚRPURA COM REFLEXOS VIOLÁCEOS, NO NARIZ IMPÔEM A SUA COMPONENTE AROMÁTICA, ELEGÂNCIA E INTENSIDADE…SOBRESSAI AS NOTAS QUENTES DO ALCÓOL, FRUTA, ESPECIARIA E CACAU. NA BOCA TEM UM ATAQUE QUENTE E DOCE, ESTRUTURA TANINOSA QUE É SUAVIZADA PELA DOÇURA NATURAL E ALCÓOL QUE TRANSMITE FRESCURA E LHE CONFERE ACIDEZ.
EM TERMOS DE COR OS VINTAGE DE IDADE INTERMÉDIA DENOTAM UM VERMELHA GRANADA, EVOLUINDO PARA VERMELHO CLARO COM REFLEXOS DE COR DE TELHA/ÂMBAR. NO NARIZ APRESENTA-SE MENOS IMPETUOSO EMBORA SUSTENTE MAIOR CONJUGAÇÃO ENTRE O ALCÓOL, FRUTA E MADEIRA. FRUTO MADURO, COM NOTAS DE LICOR E PASSAS. NA BOCA TEM RIQUEZA ALCÓOLICA, VOLUME, DOÇURA QUE EVOLUEM PARA NOTAS DE ESPECIARIAS, CEDRO, TOSTADOS…É REDONDO, HARMONIOSO E AVELUDADO.
OS VINTAGES MUITO VELHOS POSSUEM UM VERMELHO/AMBÂR, BASTANTE TRANSLÚCIDO COM LEVES REFLEXOS ALARANJADOS. NO NARIZ POSSUEM MUITA COMPLEXIDADE AROMÁTICA, AROMAS FINOS E QUENTES…COM NOTAS DE FRUTA MACERADA EM LICOR (FIGOS, PASSAS), SOBRESSAEM NOTAS DE REDUÇÃO, ESPECIARIAS, CEDRO E RESINA. NA BOCA SÃO MUITO AVELUDADOS, MANTÊM UM PALADAR AMPLO COM UMA DOÇURA QUE NÃO ENFASTIA E EM QUE SE HARMONIZAM AS ESPECIARIAS E AFRUTA EM COMPOTA. NO RETROGOSTO SOBRESSAI NOTAS DE AMÊNDOAS TORRADAS, FRUTOS SECOS…MANTÊM UMA EXCELENTE CONCENTRAÇÃO E BOA ESTRUTURA CONFERINDO UMA PERSISTÊNCIA LONGA.