Bar do Binho

PORTOS “JURÁSSICOS”

BENTO DE AMARAL E PAULO CRUZ PROVOCARAM O “EXTÂSE” COM UMA PROVA EM CRESCENDO, ONDE EM DETERMINADOS MOMENTOS, TEMOS DIFICULDADE EM ASSIMILAR O QUE É SURPREENDENTE…COMBINAÇÃO PERFEITA, ESCOLHAS CERTAS, VINHOS REQUINTADOS…COM OXIDAÇÃO, REDUÇÃO, CHEIOS DE SABOR, CARÁCTER, VOLUME, DENSIDADE ELEGÂNCIA E FRESCURA.

BENTO DO AMARAL DEU UMA AULA DE CULTURA DE VINHO DO PORTO E CLASSIFICOU OS VINHOS EM PROVA (10), COM NOTAS ENTRE 19 E 20 PONTOS.

BURMESTER RESERVA NOVIDADE 1890 (ENG. 1972): FOI UM EXCELNTE ANO DO SEC XIX, 20 COMPANHIAS DECLARARAM-NO COMO VINTAGE. ESVERDEADO NA COR COM UM GLICEROL QUE TEIMAVA EM AGARRAR-SE AO COPO…MUITO EXUBERANTE NO NARIZ COM NOTAS DE AÇUCAR MASCAVADO QUEIMADO, NOTAS DE FUMO, FARMÁCIA E CAFÉ. NA BOCA ERA DENSO, EQUILIBRADO E MUITO COMPLEXO…FIGOS EM CALDA DE MEL, AVELÃS TORRADAS, CAFÉ, NOZES CARAMELIZADAS…INTERMINÁVEL. UM PORTENTO.

NIEPOORT COLHEITA 1912: UMA HOMENAGEM A ROLF NIEPOORT (PAI DO -DIRK), PORQUE FOI ELE QUE O ENGARRAFOU EM 1972. AMBÂR/ESVERDEADO, NOTAS DE FUMO, FRUTO SECO TORRADO, CAFÉ, XAROPE PARA A TOSSE, ALCAÇUZ, MEL E ESPECIARIAS…NA BOCA TINHA AMEIXA E FIGO SECO, BAUNILHA, MUITO DELICADO E ELEGANTE. FINAL LONGO E PERSISTENTE. UM DOS MELHORES ANOS DO SEC XX E UM COLHEITA CLÁSSICO DA NIEPOORT, A PAR DO 1900, 1908, 1934,1935.

GRAHAM´S VINTAGE 1945: LEVOU NOTA 20 DO BENTO DE AMARAL. TODA A PRODUÇÃO DESTE ANO FOI ENGARRAFADA EM PORTUGAL, PEQUENA PRODUÇÃO CERCA DE 115 PIPAS. É UM VINTAGE CLÁSSICO, FOI UM ANO DECLARADO PELA MAIORIA DAS COMPANHIAS DE VINHO DO PORTO.

OS VINTAGES DA GRAHAM´S SÃO CONHECIDOS PELA SUA COMPLEXIDADE, DOÇURA, OPULÊNCIA E EQUILÍBRIO.

OLD TAWNY, ELEGANTE NO NARIZ COM O PERFIL GRAHAM´S (MINT, EUCALIPTO, AROMAS FLORAIS, CRAVO DA ÍNDIA…BOCA EQUILIBRADA TANINO/ACIDEZ, ALPERCE, ARMAGNAC…HARMONIOSO E SABOROSO, TOFEE, CAFÉ, AMORAS E FARMÁCIA SÃO OS INGREDIENTES PARA UM COCKTAIL FABULOSO E INTERMINÁVEL. TOP

WARRE´S 1977, DOW´S 1963 E GRAHAM´S 1970…SIMBOLIZAM UMA TRILOGIA PERFEITA DE 3 ANOS CLÁSSICOS DE ESTRUTURA, TANINO, COMPLEXIDADE, FRESCURA, ELEGÂNCIA E PODER DE ENVELHECIMENTO.

TODOS ELES BASTANTE AGRADÁVEIS, MUITO RICOS NA BOCA , GRANDE EXUBERÃNCIA AROMÁTICA E COM POTENCIAL DE ENVELHECIMENTO.

+ 150 ANOS VINHO FINO DO DOURO…INDISCRÍTIVEL! SÓ PROVANDO PODEMOS TER A NOÇÃO DE AMPLITUDE, VOLUME DE BOCA , DENSIDADE, FRESCURA E ACIDEZ INTERMINÁVEIS DESTE NÉCTAR DURIENSE, ESQUECIDO DENTRO DE UMA PIPA…MAS MUITO BEM CONSERVADO. UM HINO AO VINHO DO PORTO.