PORTOS “JURÁSSICOS”

BENTO DE AMARAL E PAULO CRUZ PROVOCARAM O “EXTÂSE” COM UMA PROVA EM CRESCENDO, ONDE EM DETERMINADOS MOMENTOS, TEMOS DIFICULDADE EM ASSIMILAR O QUE É SURPREENDENTE…COMBINAÇÃO PERFEITA, ESCOLHAS CERTAS, VINHOS REQUINTADOS…COM OXIDAÇÃO, REDUÇÃO, CHEIOS DE SABOR, CARÁCTER, VOLUME, DENSIDADE ELEGÂNCIA E FRESCURA.

BENTO DO AMARAL DEU UMA AULA DE CULTURA DE VINHO DO PORTO E CLASSIFICOU OS VINHOS EM PROVA (10), COM NOTAS ENTRE 19 E 20 PONTOS.

BURMESTER RESERVA NOVIDADE 1890 (ENG. 1972): FOI UM EXCELNTE ANO DO SEC XIX, 20 COMPANHIAS DECLARARAM-NO COMO VINTAGE. ESVERDEADO NA COR COM UM GLICEROL QUE TEIMAVA EM AGARRAR-SE AO COPO…MUITO EXUBERANTE NO NARIZ COM NOTAS DE AÇUCAR MASCAVADO QUEIMADO, NOTAS DE FUMO, FARMÁCIA E CAFÉ. NA BOCA ERA DENSO, EQUILIBRADO E MUITO COMPLEXO…FIGOS EM CALDA DE MEL, AVELÃS TORRADAS, CAFÉ, NOZES CARAMELIZADAS…INTERMINÁVEL. UM PORTENTO.

NIEPOORT COLHEITA 1912: UMA HOMENAGEM A ROLF NIEPOORT (PAI DO -DIRK), PORQUE FOI ELE QUE O ENGARRAFOU EM 1972. AMBÂR/ESVERDEADO, NOTAS DE FUMO, FRUTO SECO TORRADO, CAFÉ, XAROPE PARA A TOSSE, ALCAÇUZ, MEL E ESPECIARIAS…NA BOCA TINHA AMEIXA E FIGO SECO, BAUNILHA, MUITO DELICADO E ELEGANTE. FINAL LONGO E PERSISTENTE. UM DOS MELHORES ANOS DO SEC XX E UM COLHEITA CLÁSSICO DA NIEPOORT, A PAR DO 1900, 1908, 1934,1935.

GRAHAM´S VINTAGE 1945: LEVOU NOTA 20 DO BENTO DE AMARAL. TODA A PRODUÇÃO DESTE ANO FOI ENGARRAFADA EM PORTUGAL, PEQUENA PRODUÇÃO CERCA DE 115 PIPAS. É UM VINTAGE CLÁSSICO, FOI UM ANO DECLARADO PELA MAIORIA DAS COMPANHIAS DE VINHO DO PORTO.

OS VINTAGES DA GRAHAM´S SÃO CONHECIDOS PELA SUA COMPLEXIDADE, DOÇURA, OPULÊNCIA E EQUILÍBRIO.

OLD TAWNY, ELEGANTE NO NARIZ COM O PERFIL GRAHAM´S (MINT, EUCALIPTO, AROMAS FLORAIS, CRAVO DA ÍNDIA…BOCA EQUILIBRADA TANINO/ACIDEZ, ALPERCE, ARMAGNAC…HARMONIOSO E SABOROSO, TOFEE, CAFÉ, AMORAS E FARMÁCIA SÃO OS INGREDIENTES PARA UM COCKTAIL FABULOSO E INTERMINÁVEL. TOP

WARRE´S 1977, DOW´S 1963 E GRAHAM´S 1970…SIMBOLIZAM UMA TRILOGIA PERFEITA DE 3 ANOS CLÁSSICOS DE ESTRUTURA, TANINO, COMPLEXIDADE, FRESCURA, ELEGÂNCIA E PODER DE ENVELHECIMENTO.

TODOS ELES BASTANTE AGRADÁVEIS, MUITO RICOS NA BOCA , GRANDE EXUBERÃNCIA AROMÁTICA E COM POTENCIAL DE ENVELHECIMENTO.

+ 150 ANOS VINHO FINO DO DOURO…INDISCRÍTIVEL! SÓ PROVANDO PODEMOS TER A NOÇÃO DE AMPLITUDE, VOLUME DE BOCA , DENSIDADE, FRESCURA E ACIDEZ INTERMINÁVEIS DESTE NÉCTAR DURIENSE, ESQUECIDO DENTRO DE UMA PIPA…MAS MUITO BEM CONSERVADO. UM HINO AO VINHO DO PORTO.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s