PARA QUANDO UMA DOC MOSCATEL DE FAVAIOS?
COM UMA REGULAMENTAÇÃO…SUJEITA A UM RIGOROSO CRITÉRIO DE CERTIFICAÇÃO COM UMA APRECIAÇÃO ORGANOLÉPTICA EFECTUADA POR UMA CAMÂRA DE PROVADORES. ERA CRIADA PARA PROTEGER UM PRODUTO EX LIBRIS NA REGIÃO.
SÃO VINHOS GENEROSOS MUITO ESPECIAIS, ELABORADOS EXCLUSIVAMENTE A PARTIR DA CASTA MOSCATEL GALEGO BRANCO (MOSCATEL DE FRONTIGNAN OU MOSCATEL MENUDO )…MOSCATEL DE BAGO MIÚDO!
SÃO AUTÊNTICAS JOÍAS DA COROA E É INCOMPREENSÍVEL O FACTO DE SEREM DESCONHECIDOS DA MAIOR PARTE DOS CONSUMIDORES. É DELICADAMENTE PERFUMADO, FLORAL E TORNA-SE COMPLEXO E INTENSO E POSSUI UM SABOR SUI GENERIS.
TANTO PODE APRESENTAR UMA COR PÁLIDA E DESMAIADA COMO O MAIS PROFUNDO DOS CASTANHOS.
ORIUNDO DA ZONA PLANÁLTICA DE FAVAIOS E ALIJÓ (600 M DE ALTITUDE), NA TRANSIÇÃO DO XISTO PARA O GRANITO, PORQUE SÃO ESTES TERRENOS FRESCOS QUE FAVORECEM O SEU DESENVOLVIMENTO.
OCUPA GERALMENTE ÁREAS DE VINHA DE LETRA E E F, ZONAS DE MENOR QUALIDADE PARA A PRODUÇÃO DO VINHO DO PORTO. É UMA CASTA RECOMENDADA PARA A SUA PRODUÇÃO E COMO TAL, TEM DIREITO A BENEFÍCIO (A SER TRANSFORMADO EM VINHO DO PORTO). PARA OS LAVRADORES DURIENSES, ESTE VINHO REPRESENTA UMA IMPORTANTE MAIS VALIA PARA O SEU RENDIMENTO AGRÍCOLA.
Republicou isto em Bar do Binho.
GostarGostar