A CELEBRAÇÃO DO VINTAGE CLÁSSICO 2016…OS PROTAGONISTAS.

SYMINGTON FAMILY ESTATES, TAYLOR FLADGATE PARTNERSHIP E QUINTA DO NOVAL.

Tive a oportunidade durante o mês de Abril e Maio de provar os mais emblemáticos Vintages de 2016, que na minha opinião serão seguramente os mais consagrados e os melhores investimentos na Praça Pública.

De salientar a produção escassa desta Vindima de 2016 e a extrema qualidade destes Vinhos. Haverá a possibilidade de uma corrida para a aquisição dos vintages deste Ano “En Primeur”.

Este Vintage de 2016 está mais próximo do perfil dos Vintages de 2007…Frescura, elegância, equilíbrio, taninos finos do que dos Vintage de 2011 que denotaram mais concentração, estrutura e taninos firmes.

QUINTA DO NOVAL NACIONAL, QUINTA DO NOVAL, FONSECA, TAYLOR´S, CROFT, GRAHAM´S, DOW´S, COCKBURN´S, QUINTA DO VESUVIO, GRAHAM´S STONE TERRACES E QUINTA DO VESUVIO CAPELA.

CARACTERÍSTICAS DA VINDIMA 2016

Inverno ameno com elevada precipitação. Após uma Primavera chuvosa, o Verão foi muito quente e seco com picos extremos de calor em Agosto e Setembro.

A maturação começou  a retardar devido às condições muito quentes e secas no final de Agosto.

Dia 13 de Setembro houve precipitação e foi fundamental para que a maturação prosseguisse em condições ideais. A vindima começou em meados de Setembro (dia 19) com tempo seco e sol, que permitiu colher em condições ideais.

O resultado final é de excelente qualidade, os vinhos são equilibrados e frescos, aromáticos e expressivos, excelente estrutura, pureza de fruta, vinhos vibrantes.

AS MINHAS PREFERÊNCIAS VÃO PARA:

QUINTA DO NOVAL NACIONAL

GRAHAM´S

FONSECA

DOW´S

Etiquette_QDN_Nacional_Vintage_Port_2016

Uma produção de 170 cxs, provenientes de uma pequena parcela com videiras de pé franco no coração da vinha da Quinta do Noval, intocada pela filoxera. Vinhas com uma idade aproximada de 50 Anos. As uvas foram colocadas num pequeno lagar tradicional da Quinta e a pisa a pé foi realizada por um grupo de 6 homens durante 3 horas.

Este grande vinho é a mais alta expressão do extraordinário terroir da Quinta do Noval. O Nacional tem uma personalidade própria , mais reservado que o seu irmão, com uma estrutura tânica que garante um longo e prometedor potencial de guarda.

Este Vintage é uma legenda, já alcançou por três vezes a pontuação máxima de 100 pontos pela Revista Wine Spectator  (1931,1963,1994) e já alcançou praticamente os 100 pontos com os fantásticos anos de (1966, 1970, 1997, 2003, 2011).

Aroma tímido, ainda fechado…mas denotando algum exotismo ao longo da prova, muito floral, chocolate preto, “liquorice”, balsâmico (menta e resinas), fruta madura (fruta silvestre preta). Na boca é amplo e multidimensional, boa concentração e frescura, um equilíbrio notável, final seco e prolongado. Poder e elegância são os grandes atributos deste Vintage só produzido pela Quinta do Noval.

 

Etiquette_QDN_Vintage_Port_2016

 

Aroma intenso de chocolate preto, folhagem e menta… fruta madura expressiva, aroma muito focado na qualidade e na harmonia. Na boca apresenta uma fruta madura de grande qualidade com uns taninos com garra, boa estrutura, explosivo. Final seco  e persistente. Um grande Vintage, todo ele muito equilibrado.

 

fonseca_-_2016_vintage_port

 

Nariz muito exuberante…focado na pureza da fruta, cassis, especiaria, chocolate preto. Muito intenso e estruturado, taninos firmes e muito bem integrados.  Além de uma frescura atractiva, mineral, acidez vibrante, textura e volume de boca.Final seco e prolongado. Um Clássico.

 

 

2508_highlight_1524434276

Um Taylor´s  proveniente das sua quintas de Vargellas (com uma vindima mais curta devido à chuva) e Terra Feita. Nariz muito perfumado com notas de maça verde, ameixas e framboesas. Notas de cedro e jasmim conferem-lhe algum exotismo. Taninos firmes, fruta de boa qualidade, requintado e muito equilibrado…muito sedutor e elegante.

 

 

main_croft-2016-vintage-port.jpg.0

Um Vintage “Old School”. Aroma de groselha preta, balsâmico (resina, esteva e eucalipto). Impressionante equilíbrio, estrutura, firmeza e garra. “Poder e Elegância” define este estilo Croft , carácter vigoroso e volume na boca. O melhor Croft jovem que já provei…um futuro muito promissor. Um Clássico.

 

 

33642830_2136598136616348_1758549787839299584_n

Nariz exuberante, muito floral e balsâmico (menta e eucalipto), fruta madura…harmonia e equilíbrio. Na boca tem vigor e estrutura, taninos finos devido à doçura…ameixa vermelha e cereja. muito concentrado e equilibrado, vigoroso e potente. Atreve-se a ser um dos melhores de sempre. Para mim o melhor desde 1997.

 

32684936_2131454830464012_7470422177699856384_n

 

Dow´s, a marca que tem  tido mais consagração nos dois mais recentes Vintages (2007, 2011). Um Vintage ao estilo Dow´s com poder e garra, frescura e elegância (mais ao estilo do 2007). Aromas de violetas, alfazema, ameixa madura e menta. Na boca é austero, concentrado, frescura e equilíbrio…vigor e poder. seco no final longevidade de prova, muito persistente. Um Clássico ao nível dos seus antecessores.

 

DF1416FA

Touriga Nacional realça no nariz, aromático e exuberante com notas de gengibre e cravinho , ginja e chocolate preto. Na boca é elegante e charmoso…cereja preta, muito concentrado no paladar…boa acidez e frescura. Final seco com garra e vigor conferindo-lhe um final prolongado. Um Cockburn´s Clássico, o melhor até agora feito nas mãos de Charles Symington.

 

sc5zep3skwx2u1cz1ysnpsnsj22

Um Blend de 5 castas as quatro do costume mais a (Tinta Amarela), somente 2% da produção total da Quinta. Ao seu estilo inconfundível…nariz complexo, profundo e exuberante com notas de Anis, alfazema, fruta vermelha, especiaria e violetas. Vigoroso na boca com notas de fruta madura, bela estrutura e equilíbrio. O melhor Vesuvio de sempre, ainda melhor que o lendário 1994…é um prazer beber este Vintage, boca fresca e final especiado “peppery”.

img_6260-1

Um Vintage que impressiona em todos os aspectos… ” A Essência”, a mais pequena produção de todos os Vintages da Família Symington Estates, 15 pessoas a pisar uva em meio lagar tradicional (micro-produção). Nariz exuberante, focado na esteva, anis e violetas…uma frescura de bradar os céus. Estruturado e vigoroso na boca aliado a uma elegância, taninos firmes, equilíbrio notável, muito concentrado. Final interminável…Um Vintage concebido nos limites.

 

img_6250

 

” O Perfume” – 2.400 gfs… Sublime, Exótico, Fresco e Equilibrado. Grandiosa exuberância aromática, aromas de flor de laranjeira, pêssegos, folha de tabaco, flor de anis…cheira a Primavera. Na boca é aveludado, sedoso…denota doçura. Equilibrado e elegante. Um estilo que se tem evidenciado (2011, 2015, 2016) com grande qualidade e complexidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s