O Moscatel de Setúbal é o vinho emblemático da Região Vitivinícola da Península de Setúbal e um dos tesouros dos vinhos portugueses e que compõe o quarteto de vinhos generosos de referência em Portugal, em conjunto com o Vinho do Porto, da Madeira e de Carcavelos.
Com uma graduação situada entre os 17º e os 18º, a sua cor varia do topázio claro ao topázio queimado e quando velho ganha um inconfundível perfume. Existem dois tipos de Moscatel de Setúbal, o branco e o roxo, sendo que as designações tradicionais “Moscatel de Setúbal” e “Roxo” estão reservadas para os vinhos DOC Setúbal elaborados com, pelo menos, 67% de mosto proveniente destas castas.
As principais castas são o Moscatel Galego Roxo (tintas) e o Moscatel de Setúbal-Moscatel Graúdo (brancas).
Estes vinhos são sempre amadurecidos, por um período mínimo aproximadamente de dois anos, num estilo oxidativo com ou sem indicação de data de colheita ou idade, impressa no rótulo.
Caracterizam-se por serem vinhos frescos e elegantes, de características ímpares, de grande sensibilidade e prazer, maravilhosos na harmonia complexa, entre açúcar, álcool e frescura.
Os Moscatéis de Setúbal são colocados no mercado a partir de 2 anos de idade, podendo ostentar na rotulagem o ano de colheita ou as indicações «10 anos de idade», «20 anos de idade», «30 anos de idade» e «Mais de 40 anos de idade», desde que o vinho em causa, ou cada uma das parcelas do lote que o originou, tenha no mínimo a idade indicada. A menção “Superior” pode ser atribuída a vinhos com um mínimo de cinco anos de idade e que tenham obtido na câmara de provadores a classificação de qualidade destacada.
Estão disponíveis neste estabelecimento marcas reconhecidas de Moscatel de Setúbal, nomeadamente, o Bacalhôa Superior e Alambre 20 anos.