O Vinho da Madeira é um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico (varia entre 17 a 22% em volume), produzido nas encostas e adegas da Região Demarcada da Ilha da da Madeira.
De cores ricas e impressionantes que vão desde o âmbar ao dourado, este vinho ostenta aromas envolventes que se revelam num bouquet rico e harmonioso de baunilha, caramelo, frutos secos, rebuçado de mel, figos passados, caril e canela.
Actualmente as variedades de castas mais utilizadas na produção de Vinho Madeira são a Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia, Terrantez e Tinta Negra, sendo que esta última produz vinhos Secos, Meio Secos, Meio Doces e Doces e representa entre 80 a 85% do total da produção de Vinho Madeira.
O processo de fortificação consiste na paragem da fermentação com a adição de álcool vínico a 96% vol. A escolha do momento para interromper a fermentação faz-se de acordo com o grau de doçura pretendido para o vinho.
OS TERROIRS DA ILHA
Vinhas em socalco no estreito de Câmara de Lobos, 200/400m…produção de Tinta Negra.
Vinhas no Campanário, 200/400m…produção de Bual e Tinta Negra
Vinhas na Calheta, 200/400/800m produção principalmente de Bual e outras castas
Vinhas junto ao mar na Costa Norte. S.Jorge 200/400m…produção principalmente de Malvasia
Vinhas na costa Norte, S. Vincente, 200/400/800m produção de Verdelho e Tinta Negra
Vinhas no Seixal, 200/400m produção de Sercial e Verdelho
Vinhas no Jardim da Serra, 400/800m produção de Sercial
A Madeira tem um clima sub-tropical, com verões quentes e invernos temperados. No entanto, nas encostas mais altas e montanhosas, as temperaturas variam drasticamente, sendo comum nevar no Inverno
A ilha está virtualmente dividida em duas por uma cordilheira montanhosa de origem vulcânica que atinge os 1862m de altitude. A encosta norte está mais sujeita aos ventos do Atlântico Norte, sendo mais fresca e húmida, enquanto a encosta Sul é quente e solarenga.
A ilha tem terroirs distintos e ricos. Plantados em pleno Oceano Atlântico, as vinhas estão espostas à brisa marítima. As uvas provinientes das propriedades próximas do mar podem evidenciar um carácter mais salino e notas de iodo.
Os solos são ácidos, ricos em minerais e matéria orgânica, ferro e fósforo e pobres em potássio, que se conjugam para produzir vinhos com elevada acidez natural.
A irrigação das vinhas é assegurada por um sistema de canais a que se dá o nome de levadas que transportam a agua do cimo das montanhas até ao mar.